A guerra da Coréia se iniciou em 25 de junho de 1950 e terminou em 27 de julho de 1953. Os Estados Unidos e a União Soviética eram ex-aliadas e a guerra da Coréia aconteceu devido o conflito entre eles. A Coréia é dividida pelo paralelo 38 que é usada para demarcar os territórios dos dois exércitos. A Coréia do norte era comunista liderada pela União Soviética e a Coréia do sul era capitalista liderada pelos Estados Unidos.
Em 03 de julho de 1950, depois de várias tentativas para derrubar o governo do sul, a Coréia do norte ataca de surpresa a capital. O governo do sul por sua vez enviam tropas comandadas pelo general Douglas McArthur para que a Coréia do sul retire os invasores do seu território. Em setembro o governo do sul começa a atacar o exército norte-coreano a fim de conquistar a costa oeste ocupada por eles. Os norte-coreanos foram vencidos e três meses após o conflito Seul, capital da Coréia do Sul foi desocupada. Em outubro, as forças internacionais violam o paralelo 38 e atacam a Coréia do norte.
A capital norte-coreana é invadida pelo exército sul-coreano e pelas tropas americanas aproximando-se da China. A China por sua vez, temerosa por uma invasão mandou tropas para ajudar a Coréia do norte. O general Douglas McArthur insistiu em uma invasão à China e por isso foi substituído pelo general Ridway em abril de 1951. Em 23 de junho de 1953 iniciou-se o processo de negociações pela paz que durou dois anos. As negociações resultaram num acordo assinado em Panmujon em 27 de julho de 1953. Foi então que o conflito terminou, mas o tratado de paz até hoje não foi assinado e a Coréia continua dividida em norte e sul.
Foram cerca de três milhões e meio de mortos na guerra da Coréia e outros milhares presos amontoados em campos de concentração.
FONTE: UOL - História do Mundo - Guerra da Coreia.
RESUMO HISTÓRICO
Após várias dinastias na península da Coreia, no final do Século XIX, a península passou para a dominação do império do Japão. A Coreia foi anexada pelo Japão até o fim da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945.
Em 1945 a União Soviética e os Estados Unidos concordaram com a rendição das forças japonesas na Coreia, deixando a península da Coreia dividida ao longo do paralelo 38, com o Norte sob ocupação soviética e o Sul sob ocupação estadunidense. Essa situação se constituiu na base para a divisão da Coreia pelas duas superpotências,criando um problema para a independência do país como um todo.
O Norte de inspiração comunista recebeu o apoio da União Soviética em oposição ao governo do Sul apoiado pelos Estados Unidos Isso levou a divisão da Coreia em duas entidades políticas, acarretando a deflagração da guerra em 1950 que se tornou conhecida por Guerra da Coreia.
Após três anos de luta entre o Norte e o Sul da Coreia, a guerra não acabou com um tratado de paz formal, mas apenas com um armistício, fato que contribuiu para as tensões políticas que continuam a dividir a península da Coreis ao longo do paralelo 38 e a formação de dois Estados separados do
Sul e do Norte. ( Enio Garrett )
Nenhum comentário:
Postar um comentário