domingo, 22 de dezembro de 2013

Desmascarando a Esquerda: O que os Comunistas Estão Fazendo Para Invadir Uni...

Desmascarando a Esquerda: O que os Comunistas Estão Fazendo Para Invadir Uni...: Quando publiquei no Moral Brasileira  sobre " Anticatólicos dentro da Universidade Católica " eu trouxe o fato particular (o q...

COMUNISMO NO BRASIL - Explicação de Olavo de Carvalho

O golpe de Estado a caminho

Profecias do Diabo - Olavo de Carvalho

COMUNISMO EM REDE - FARSA DA QUEDA DA URSS - O VIRUS DA DESINFORMAÇÃO

Como será a vida dos Brasileiros no Regime Socialista?

Olavo de Carvalho no Frente a Frente: edição com os trechos sobre Foro d...

Olavo de Carvalho no programa "Frente a Frente" - Parte III

Olavo de Carvalho Militar Brasileiro Merece Cuspe na Cara

Olavo de Carvalho explica a Ternura Esquerdista com Banditismo

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Tratamento de Choque, com Olavo de Carvalho, Graça Salgueiro e Paulo Edu...

OLAVO DE CARVALGO-DADOS BIOGRÁFICOS

Sapientiam Autem Non Vincit Malitia - Foto da águia: Donald Mathis
Informações sobre Olavo de Carvalho - 1

DADOS BIOGRÁFICOS

Olavo de Carvalho, nascido em Campinas, Estado de São Paulo, em 29 de abril de 1947, tem sido saudado pela crítica como um dos mais originais e audaciosos pensadores brasileiros. Homens de orientações intelectuais tão diferentes quanto Jorge Amado, Arnaldo Jabor, Ciro Gomes, Roberto Campos, J. O. de Meira Penna, Bruno Tolentino, Herberto Sales, Josué Montello e o ex-presidente da República José Sarney já expressaram sua admiração pela sua pessoa e pelo seu trabalho.
A tônica de sua obra é a defesa da interioridade humana contra a tirania da autoridade coletiva, sobretudo quando escorada numa ideologia "científica". Para Olavo de Carvalho, existe um vínculo indissolúvel entre a objetividade do conhecimento e a autonomia da consciência individual, vínculo este que se perde de vista quando o critério de validade do saber é reduzido a um formulário impessoal e uniforme para uso da classe acadêmica. Acreditando que o mais sólido abrigo da consciência individual contra a alienação e a coisificação se encontra nas antigas tradições espirituais — taoísmo, judaísmo, cristianismo, islamismo —, Olavo de Carvalho procura dar uma nova interpretação aos símbolos e ritos dessas tradições, fazendo deles as matrizes de uma estratégia filosófica e científica para a resolução de problemas da cultura atual. Um exemplo dessa estratégia é seu breve ensaio Os Gêneros Literários: Seus Fundamentos Metafísicos, onde se utiliza do simbolismo dos tempos verbais nas línguas sacras (árabe, hebraico, sânscrito e grego) para refundamentar as distinções entre os gêneros literários. Outro exemplo é sua reinterpretação dos escritos lógicos de Aristóteles, onde descobre, entre a Poética, a Retórica, a Dialética e a Lógica, princípios comuns que subentendem uma ciência unificada do discurso na qual se encontram respostas a muitas questões atualíssimas de interdisciplinariedade (Uma Filosofia Aristotélica da Cultura — Introdução à Teoria dos Quatro Discursos). Na mesma linha está o ensaio Símbolos e Mitos no Filme "O Silêncio dos Inocentes" ("análise fascinante e — ouso dizer — definitiva", segundo afirma no prefácio o prof. José Carlos Monteiro, da Escola de Cinema da Universidade Federal do Rio de Janeiro) que aplica a uma disciplina tão moderna como a crítica de cinema os critérios da antiga hermenêutica simbólica. Sua obra publicada até o momento culmina em O Jardim das Aflições (1995), onde alguns símbolos primordiais como o Leviatã e o Beemoth bíblicos, a cruz, o khien e o khouen da tradição chinesa, etc., servem de moldes estruturais para uma filosofia da História, que, partindo de um evento aparentemente menor e tomando-o como ocasião para mostrar os elos entre o pequeno e o grande, vai se alargando em giros concêntricos até abarcar o horizonte inteiro da cultura Ocidental. A sutileza da construção faz de O Jardim das Aflições também uma obra de arte.
É grande a dificuldade de transpor para outra língua os textos de Olavo de Carvalho, onde a profundidade dos temas, a lógica implacável das demonstrações e a amplitude das referências culturais se aliam a um estilo dos mais singulares, que introduz na ensaística erudita o uso da linguagem popular — incluindo muitos jogos de palavras do dia-a-dia brasileiro, de grande comicidade, praticamente intraduzíveis, bem como súbitas mudanças de tom onde as expressões dosermo vulgaris, entremeadas à linguagem filosófica mais técnica e rigorosa, adquirem conotações imprevistas e de uma profundidade surpreendente.
A obra de Olavo de Carvalho tem ainda uma vertente polêmica, onde, com eloqüência contundente e temível senso de humor, ele põe a nu os falsos prestígios acadêmicos e as falácias do discurso intelectual vigente. Seu livro O Imbecil Coletivo: Atualidades Inculturais Brasileiras (1996) granjeou para ele bom número de desafetos nos meios letrados, mas também uma multidão de leitores devotos, que esgotaram em três semanas a primeira edição da obra, e em quatro dias a segunda.
Contrastando com a imagem de rancoroso ferrabrás que seus adversários quiseram sobrepor à sua figura autêntica, Olavo de Carvalho é reconhecido, entre quem desfruta de seu convívio, como homem de temperamento equilibrado e calmo mesmo nas situações mais difíceis, e como alma generosa capaz de levar às últimas conseqüências, mesmo em prejuízo próprio, o dom de amar, socorrer e perdoar.

Roxane Andrade de Souza

Sapientiam Autem Non Vincit Malitia - Foto da águia: Donald Mathis 

BEM-VINDO ÀHOMEPAGE DE
OLAVO DE CARVALHO

Welcome to Olavo de Carvalho's homepage
      Listen Live
"Somente a consciência individual do agente dá testemunho dos atos sem testemunha, e não há ato mais desprovido de testemunha externa do que o ato de conhecer."
"Only the subject's individual consciousness can testify for the unwitnessed acts, and there is no act more deprived of external testimony than the act of knowing."
Este site traz informações sobre a vida, as obras e as idéias do filósofo brasileiro Olavo de Carvalho, bem como trechos seletos de seus principais livros. A reprodução dos textos é permitida e gratuita, desde que citada a fonte.
This site provides information about the life, works, and ideas of the Brazilian philosopher Olavo de Carvalho, as well as selections from his most relevant books. An English version is available here.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Olavo de Carvalho - A educação brasileira

Olavo de Carvalho - A educação brasileira 2

Olavo de Carvalho - Filosofia, História, Ciência e Religião.

Amor Divino - por Olavo de Carvalho

Olavo de Carvalho dá uma "aulinha" de história

O DESARMAMENTO - UMA FALÁCIA

 No Brasil tudo é manipulado. o Governo e a Polícia Federal divulgam as estatísticas do desarmamento como uma conquista da luta contra a violência. Ledo engano, isso não passa de uma vitória de Pirro pois, as facções dos traficantes de drogas, braços armados das FARC, continuam cada vez mais bem armadas, com também as facções criminosas em todo o território nacional.
   Nesse cenário caótico, o brasileiro, trabalhador, honesto, cumpridor dos seus deveres cívicos. chefe de família que luta diariamente, para deixar aos seus herdeiros seu patrimônio conquistado com decência e dignidade, está  INDEFESO,  ao sabor da bandidagem de todo tipo, inclusive dos "profissionais" dessa milícia comunista chamada MST e demais facções dos "SEM TETO".
   As polícias civil e militar estão impotentes e desestruturadas contra a onda de assaltos, sequestros e toda ordem de crimes contra o patrimônio público e, principalmente, o patrimônio privado. O Governo Central, parece gostar desse cáos institucionalizado, divulgando ações divergentes para confundir a população, principalmente, de baixa renda.
   A criação da chamada "FORÇA NACIONAL", salve melhor juízo, faz lembrar a famigerada SS nazista, sendo acionada para proteger a população contra a violência instalada "intencionalmente"!
   

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Olavo de Carvalho - O elemento essencial da educação é o professor.

Partido dos Trabalhadores.

Olavo respondendo a mais um idiota marxista

43 - Parresía: O Santo Rosário

40 - Parresía - Rock in Rio e o orgulho dos porcos

41 - Parresía - Rock in Rio - Padre Paulo Ricardo responde às críticas

06 - Como lutar o bom combate - Marxismo Cultural e Revolução Cultural -...

05 - Marxismo Cultural e Revolução Cultural: Teologia da Libertação e su...