RESUMO HISTÓRICO
Após várias dinastias na península da Coreia, no final do Século XIX, a península passou para a dominação do império do Japão. A Coreia foi anexada pelo Japão até o fim da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945.
Em 1945 a União Soviética e os Estados Unidos concordaram com a rendição das forças japonesas na Coreia, deixando a península da Coreia dividida ao longo do paralelo 38, com o Norte sob ocupação soviética e o Sul sob ocupação estadunidense. Essa situação se constituiu na base para a divisão da Coreia pelas duas superpotências,criando um problema para a independência do país como um todo.
O Norte de inspiração comunista recebeu o apoio da União Soviética em oposição ao governo do Sul apoiado pelos Estados Unidos Isso levou a divisão da Coreia em duas entidades políticas, acarretando a deflagração da guerra em 1950 que se tornou conhecida por Guerra da Coreia.
Após três anos de luta entre o Norte e o Sul da Coreia, a guerra não acabou com um tratado de paz formal, mas apenas com um armistício, fato que contribuiu para as tensões políticas que continuam a dividir a península da Coreis ao longo do paralelo 38 e a formação de dois Estados separados do
Sul e do Norte. ( Enio Garrett )
Nenhum comentário:
Postar um comentário